Crianças
com Desenvolvimento Atípico (TGD, Autistas, Síndrome de Asperger, Rett,
Willians)
Principais
Características:
ü Pouco ou nenhum contato visual;
ü Atraso na aquisição da fala e da linguagem;
ü Dificuldade de Comunicação;
ü Dificuldade Motora;
ü Movimentos estereotipados;
ü Repertório restrito de interesses e apego à Rotinas
e Regras estabelecidas pelo próprio indivíduo;
ü Prejuízo Social;
ü Pode ou não apresentar Retardo Mental associado;
ü Dificuldade de generalização de Conceitos;
ü Alterações Sensoriais.
O
que se pode fazer para facilitar o trabalho com essas crianças?
ü Trabalho com Equipe Multidisciplinar para trabalhar pré-requisitos
sociais e acadêmicos. A Terapia baseada na Análise Aplicada do Comportamento é
a mais indicada e efetiva com essas crianças, por apresentar resultados
imediatos e satisfatórios;
ü Adaptar os materiais com temas de interesse da criança. Isso facilita o
contato visual e o aprendizado;
ü Pedir/exigir o contato visual, chamando a criança pelo nome e se
colocando em sua frente e à altura de seus olhos;
ü Instruções Verbais devem ser curtas e objetivas;
ü Inserir um Quadro de Rotina, onde a criança possa ver, quando a rotina
irá mudar, evitando birras;
ü Variar sempre! Para favorecer a generalização de conceitos e evitar que
interesses únicos e restritos de interesses se fortaleçam;
ü Verificar quais estímulos sensoriais são aversivos e quais são prazerosos
para a criança;
ü Favorecer o contato social com outras crianças e adultos o tempo todo;
ü Ensinar a função correta de brinquedos e objetos;
ü PECS – a comunicação por pistas visuais, é uma alternativa para a criança
se comunicar, enquanto a mesma ainda não adquiriu o repertório verbal. O uso da
comunicação por pistas visuais, não deve ser a única alternativa para que a
criança peça o que ela quer. O trabalho paralelo, de ensino da linguagem,
através da fala e não somente através de figuras, deve ser feito exaustivamente
e sempre!
ü Algumas
crianças precisam ser medicadas
Luciana Romano
Psicóloga
Gostaria de te agradecer pelas informações!!!
ResponderExcluirSuas mensagens são claras e fazem a gente entender como realmente são as pessoas com esta Síndrome!!! Adorei seu blog!!!
Agradeço pelo retorno! É sempre bom saber que posso contribuir de forma clara, com as dúvidas das pessoas!
ExcluirObrigada por acessar!
Até breve!!!
Meu filho tem 1 ano e 6 meses e ainda não fala, só mama e algumas dada tatá nene a linguagem dele. Faz contato visual, mas se não gosta muito quando este contato é bem olho a olho. De resto é uma criança normal, brinca com outras crianças, adora contato físico. O pediatra diz que está tudo normal, mas fico aflita e querendo tirar minhas duvidas.
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