Apresentação

Apresentação

Pesquisa na Web

quarta-feira, 14 de março de 2012

ABA



O QUE É ABA?


Desde 2006 venho estudando e me aprofundando na Análise Aplicada do Comportamento.

Vemos constantemente um erro ao denominarmos a ABA como um método ou técnica para lidar com crianças Autistas.

ABA nada mais é do que a abreviação da sigla Applied Behavior Analysis, que quer dizer: Análise Aplicada do Comportamento.
Ela é uma linha teórica dentro da Psicologia, assim como a Psicanálise, ou a linha Humanista. Seu precursor foi B.F.Skinner (para saber mais clique em Skinner, no Menu do Blog)




Portanto, ABA é Ciência e pode ser constatada em TODOS os ambientes: escolar, empresarial, profissional, no consultório ou no dia a dia das pessoas.

Através de estudos em laboratório, desenvolvem-se teorias, as quais são aplicadas no cotidiano.

A ABA está alicerçada no tripé de Pesquisa: Teórica, Aplicada e Básica.

A Teórica, contempla aspectos conceituais e históricos da ABA.

A Pesquisa Aplicada tem como objetivo gerar conhecimentos para aplicação prática a fim de solucionar problemas específicos. É realizada com objetivo de obter conhecimento que será usado a curto ou médio prazo. É realizada ou para determinar os possíveis usos para as descobertas da pesquisa básica ou para definir novos métodos ou maneiras de alcançar um certo objetivo específico e pré-determinado. tem o objetivo de aplicar o conhecimento produzindo algum benefício em prol da sociedade. Busca patentes.

A Pesquisa Básica tem o objetivo de produzir conhecimentos novos, para o avanço da Ciência sem aplicação prática prevista. É feita para aumentar o conhecimento sobre algum assunto, sem que se tenha na pesquisa uma aplicação imediata. Aplica o conhecimento pelo conhecimento. Busca o conhecimento para a difusão deste na comunidade.

Por esses aspectos podemos concluir que a Análise Aplicada do Comportamento pode ser utilizada em diversos âmbitos. Ela considera as contingências em que o indivíduo está inserido e a forma como as consequências desse ambiente retroagem sobre o sujeito, além dos apectos que eliciam seus comportamentos.

Assim, desmistificamos o mito de que ABA só pode ser usada com crianças Autistas. Ela pode e deve estar presente na vida das pessoas e é grande aliada no consultório, quando pensamos em crianças com problemas comportamentais na escola, em casa, no clube, na aula de inglês, etc.

Além disso, pode auxiliar no tratamento de doenças psiquiátricas, tais como: Depressão, Ansiedade, Estresse, Síndrome do Pânico, Trantorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno Afetivo Bipolar, Transtornos de Personalidade, Esquizofrenia, Transtornos Alimentares, Transtornos do Desenvolvimento (entre eles o Autismo, Síndrome de Asperger, Rett), Déficits Cognitivos, Déficits de Atenção, Hiperatividade, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, além de auxiliar muito no tratamento de Dependentes Químicos e Alcoólicos.

Luciana Romano
Psicóloga Comportamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário