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sábado, 17 de março de 2012

Inclusão, o papel do Professor



Inclusão – O Papel do Professor

ü  Conversar com os alunos sobre a entrada de um novo membro na sala de aula, trazendo exemplos concretos a eles;

ü  Interessar-se em saber mais sobre o diagnóstico do aluno com necessidade especial, assim como da dificuldade de todos os seus alunos. Conhecer o aluno, evita que o professor ache que o mesmo está ‘fazendo corpo mole’, ao invés de apresentar uma dificuldade;

ü  Reunir-se com o auxiliar de classe e estabelecerem a mesma forma de lidar com a criança. Isso facilita o aprendizado;

ü  Solicitar reuniões periódicas com a equipe multidisciplinar que trabalha com a criança e com os pais da criança, a fim de estabelecerem metas;

ü  Antecipar o conteúdo que será trabalhado em classe, à mesma equipe;

ü  Criar estratégias para que as atividades possam ser aproveitadas por todos;

ü  Ser a figura de referência do aluno com necessidade especial, assim como todos os outros. Não se reportar ao A.T., mas ao próprio aluno;

ü  Encarar a presença do A.T., como alguém que está ali para somar conhecimentos e facilitar seu trabalho como professor e não como alguém que quer ‘espionar coisas erradas’ que acontecem dentro da sala de aula;

ü  Atualizar-se sempre e cobrar da Escola cursos e palestras que facilitem o seu trabalho.

Luciana Romano
Psicóloga

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