Inclusão – O Papel do
Professor
ü
Conversar com os alunos sobre a entrada de um
novo membro na sala de aula, trazendo exemplos concretos a eles;
ü
Interessar-se em saber mais sobre o diagnóstico
do aluno com necessidade especial, assim como da dificuldade de todos os seus
alunos. Conhecer o aluno, evita que o professor ache que o mesmo está ‘fazendo
corpo mole’, ao invés de apresentar uma dificuldade;
ü
Reunir-se com o auxiliar de classe e
estabelecerem a mesma forma de lidar com a criança. Isso facilita o
aprendizado;
ü
Solicitar reuniões periódicas com a equipe
multidisciplinar que trabalha com a criança e com os pais da criança, a fim de
estabelecerem metas;
ü
Antecipar o conteúdo que será trabalhado em
classe, à mesma equipe;
ü
Criar estratégias para que as atividades possam
ser aproveitadas por todos;
ü
Ser a figura de referência do aluno com
necessidade especial, assim como todos os outros. Não se reportar ao A.T., mas
ao próprio aluno;
ü
Encarar a presença do A.T., como alguém que está
ali para somar conhecimentos e facilitar seu trabalho como professor e não como
alguém que quer ‘espionar coisas erradas’ que acontecem dentro da sala de aula;
ü
Atualizar-se sempre e cobrar da Escola cursos e
palestras que facilitem o seu trabalho.
Luciana Romano
Psicóloga
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