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domingo, 18 de março de 2012

Crianças com Desenvolvimento Atípico, Autismo




Crianças com Desenvolvimento Atípico (TGD, Autistas, Síndrome de Asperger, Rett, Willians)



Principais Características:



ü Pouco ou nenhum contato visual;



ü Atraso na aquisição da fala e da linguagem;



ü Dificuldade de Comunicação;



ü Dificuldade Motora;



ü Movimentos estereotipados;



ü Repertório restrito de interesses e apego à Rotinas e Regras estabelecidas pelo próprio indivíduo;



ü Prejuízo Social;



ü Pode ou não apresentar Retardo Mental associado;



ü Dificuldade de generalização de Conceitos;



ü Alterações Sensoriais.

 



O que se pode fazer para facilitar o trabalho com essas crianças?



ü Trabalho com Equipe Multidisciplinar para trabalhar pré-requisitos sociais e acadêmicos. A Terapia baseada na Análise Aplicada do Comportamento é a mais indicada e efetiva com essas crianças, por apresentar resultados imediatos e satisfatórios;



ü Adaptar os materiais com temas de interesse da criança. Isso facilita o contato visual e o aprendizado;



ü Pedir/exigir o contato visual, chamando a criança pelo nome e se colocando em sua frente e à altura de seus olhos;



ü Instruções Verbais devem ser curtas e objetivas;



ü Inserir um Quadro de Rotina, onde a criança possa ver, quando a rotina irá mudar, evitando birras;



ü Variar sempre! Para favorecer a generalização de conceitos e evitar que interesses únicos e restritos de interesses se fortaleçam;



ü Verificar quais estímulos sensoriais são aversivos e quais são prazerosos para a criança;



ü Favorecer o contato social com outras crianças e adultos o tempo todo;



ü Ensinar a função correta de brinquedos e objetos;



ü PECS – a comunicação por pistas visuais, é uma alternativa para a criança se comunicar, enquanto a mesma ainda não adquiriu o repertório verbal. O uso da comunicação por pistas visuais, não deve ser a única alternativa para que a criança peça o que ela quer. O trabalho paralelo, de ensino da linguagem, através da fala e não somente através de figuras, deve ser feito exaustivamente e sempre!



ü Algumas crianças precisam ser medicadas



Luciana Romano

Psicóloga

3 comentários:

  1. Gostaria de te agradecer pelas informações!!!
    Suas mensagens são claras e fazem a gente entender como realmente são as pessoas com esta Síndrome!!! Adorei seu blog!!!

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    1. Agradeço pelo retorno! É sempre bom saber que posso contribuir de forma clara, com as dúvidas das pessoas!
      Obrigada por acessar!
      Até breve!!!

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  2. Meu filho tem 1 ano e 6 meses e ainda não fala, só mama e algumas dada tatá nene a linguagem dele. Faz contato visual, mas se não gosta muito quando este contato é bem olho a olho. De resto é uma criança normal, brinca com outras crianças, adora contato físico. O pediatra diz que está tudo normal, mas fico aflita e querendo tirar minhas duvidas.

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