Apresentação

Apresentação

Pesquisa na Web

sábado, 17 de março de 2012

Palestra no Projeto Amplitude - 17/03/2012


Hoje ministrei uma palestra no Projeto Amplitude, sobre Inclusão Escolar.
Que gratificante é poder estar em contato com pessoas que pensam na Inclusão, em nosso país!

Pessoas interessadas, comprometidas não só com a causa do Autismo, mas com fazer valer a igualdade de oportunidades a Todos.

Uma das questões que eu levanto a bandeira é que precisamos pensar não só na Inclusão Escolar, mas também na Educação Para Todos. Precisamos desenvolver um pensamento crítico em relação a isso.
Quando falamos em Incluir estamos olhando para as diferenças, para os aspectos que dois grupos diferentes possuem.

Posteriormente, um desses grupos, possivelmente o que apresenta algum tipo de ‘problema’, será inserido, de alguma forma, no outro grupo, que se supõe ‘sem problemas’.

Que erros podemos cometer se falamos em Inclusão e não em Educação Para Todos?

Quando pensamos em Incluir corremos o risco de pensarmos unilateralmente, de vermos que dois grupos separados deverão se unir de alguma forma.

Quando falamos em Educação Para Todos, contemplamos todas as diferenças e igualdades, que todo ser humano possui.

Com isso, tornamos todos iguais e podemos planejar um Currículo de Aprendizado que tenha como objetivo a igualdade social, cultural, étnica, por gênero, por dificuldade cognitiva, etc.

Eu acredito na Educação para Todos!
Luciana Romano
Psicóloga


2 comentários:

  1. Luciana, vc dá cursos?
    Queria saber mais sobre isso!!!
    Adorei a discussão que vc colocou aqui!!! Fale mais sobre este assunto!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda!
      Tenho projetos de fazer, em breve, cursos específicos, divididos por temas.
      Por enquanto, só tenho dado cursos e palestras, quando sou convidada!
      O Tema de Inclusão é mto abrangente e nos convida a pensar criticamente, em como a Inclusão pode ser feita aqui no Brasil!
      Percebemos que a Inclusão ainda contempla mais as diferenças, e a leis abrangem mais 'o que' fazer, ao invés de dizer 'como fazer'. Isso acarreta num desastre em nosso Sistema de Ensino. São crianças de Inclusão, colocadas a parte dentro de salas de aulas e professores inexperientes no assunto, que não sabem como fazer para ajudar!
      Por isso proponho o pensamento da Educação para Todos! Pois com isso, pensamos em como poderia ser o ambiente escolar, se tudo dentro da Escola fosse pensando em TODOS, nas igualdades e de que forma poderíamos fazer isso se concretizar!
      Espero ter respondido à sua dúvida!
      Obrigada por escrever!

      Excluir