Que gratificante é poder estar em contato com pessoas que pensam na Inclusão, em nosso país!
Pessoas interessadas, comprometidas não só com a causa do Autismo, mas com fazer valer a igualdade de oportunidades a Todos.
Uma das questões que eu levanto a bandeira é que precisamos pensar não só na Inclusão Escolar, mas também na Educação Para Todos. Precisamos desenvolver um pensamento crítico em relação a isso.
Quando falamos em Incluir estamos olhando para as diferenças, para os aspectos que dois grupos diferentes possuem.
Posteriormente, um desses grupos, possivelmente o que apresenta algum tipo de ‘problema’, será inserido, de alguma forma, no outro grupo, que se supõe ‘sem problemas’.
Que erros podemos cometer se falamos em Inclusão e não em Educação Para Todos?
Quando pensamos em Incluir corremos o risco de pensarmos unilateralmente, de vermos que dois grupos separados deverão se unir de alguma forma.
Quando falamos em Educação Para Todos, contemplamos todas as diferenças e igualdades, que todo ser humano possui.
Com isso, tornamos todos iguais e podemos planejar um Currículo de Aprendizado que tenha como objetivo a igualdade social, cultural, étnica, por gênero, por dificuldade cognitiva, etc.
Eu acredito na Educação para Todos!
Luciana Romano
Psicóloga
Luciana, vc dá cursos?
ResponderExcluirQueria saber mais sobre isso!!!
Adorei a discussão que vc colocou aqui!!! Fale mais sobre este assunto!
Obrigada!!!
Olá, Amanda!
ExcluirTenho projetos de fazer, em breve, cursos específicos, divididos por temas.
Por enquanto, só tenho dado cursos e palestras, quando sou convidada!
O Tema de Inclusão é mto abrangente e nos convida a pensar criticamente, em como a Inclusão pode ser feita aqui no Brasil!
Percebemos que a Inclusão ainda contempla mais as diferenças, e a leis abrangem mais 'o que' fazer, ao invés de dizer 'como fazer'. Isso acarreta num desastre em nosso Sistema de Ensino. São crianças de Inclusão, colocadas a parte dentro de salas de aulas e professores inexperientes no assunto, que não sabem como fazer para ajudar!
Por isso proponho o pensamento da Educação para Todos! Pois com isso, pensamos em como poderia ser o ambiente escolar, se tudo dentro da Escola fosse pensando em TODOS, nas igualdades e de que forma poderíamos fazer isso se concretizar!
Espero ter respondido à sua dúvida!
Obrigada por escrever!