Apresentação

Apresentação

Pesquisa na Web

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Intervenção : ABA - Applied Behavior Analysis


Intervenção : ABA - Applied Behavior Analysis

Análise Aplicada do Comportamento





De acordo com o Departamento de Saúde do Estado de Nova Yorque, procedimentos derivados da análise do comportamento são essenciais em qualquer programa desenvolvido para o tratamento de indivíduos diagnosticados com autismo. A academia nacional de ciências dos EUA, por exemplo, concluiu que o maior nº de estudos bem documentados utilizaram-se de métodos comportamentais. Além disso, a Associação para a Ciência do Tratamento do Autismo dos Estados Unidis, afirma que ABA é o único tratamento que possui evidência científica suficiente para ser considerado eficaz.

O tratamento ABA envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que o indivíduo possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível. Dentre as habilidades ensinadas incluem-se comportamentos sociais, tais como contato visual e comunicação funcional; comportamentos acadêmicos tais como pré-requisitos para leitura, escrita e matemática; além de atividades da vida diária como higiene pessoal. A redução de comportamentos tais como agressões, estereotipias, autolesões, agressões verbais, e fugas também fazem parte do tratamento comportamental, já que tais comportamentos interferem no desenvolvimento e integração do indivíduo diagnosticado com autismo.

Durante o tratamento comportamental (ABA), habilidades geralmente são ensinadas em uma situação de um aluno com um professor via a apresentação de uma instrução ou uma dica, com o professor auxiliando a criança através de uma hierarquia de ajuda (chamada de aprendizagem sem erro). As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes, até que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações. A principal característica do tratamento ABA é o uso de consequências favoráveis ou positivas (reforçadoras). Inicialmente, essas consequências são extrínsicas (ex. uma guloseima, um brinquedo ou uma atividade preferida). Entretanto o objetivo é que, com o tempo, consequências naturais (intrínsecas) produzidas pelo próprio comportamento sejam suficientemente poderosas para manter a criança aprendendo. Durante o ensino, cada comportamento apresentado pela criança é registrado de forma precisa para que se possa avaliar seu progresso.

O uso da Análise Comportamental Aplicada voltada para o autismo baseia-se em diversos passos: 1- avaliação inicial, 2- definição de objetivos a serem alcançados, 3- elaboração de programas/procedimentos, 4- ensino intensivo, 5- avaliação do progresso. O tratamento comportamental caracteriza-se, pela experimentação, registro e constante mudança. A lista de objetivos a serem alcançados é definida pelo profissional, juntamente com a família com base nas habilidades iniciais do indivíduo. Assim, o envolvimento dos pais e de todas as pessoas que participam da vida da criança é fundamental durante todo o processo.

Concluindo, ABA consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento se torne independente. O tratamento baseia-se em anos de pesquisa na área da aprendizagem e é hoje considerado como o mais eficaz.



(Caio Miguel,

Ph.D, Psicólogo, doutor em análise do comportamento pela Western Michigan U)

Disponível em: http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/works/item.php?id=1

5 comentários:

  1. Olá Luciana,

    Você poderia me passar a referencia oficial deste post super interessante que você publicou?

    Abraço
    Tatian Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tatian, a referência que tenho é a encontrada no site: http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/works/item.php?id=1
      Se não encontrar, pode procurar pelo Caio Miguel na internet, pois ele é bem conhecido no meio!
      Espero que tenha ajudado!
      Abraços,
      Luciana

      Excluir
  2. Boa tarde!
    Gostaria de indicações de profissionais nesta área aqui em Recife.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    Gostaria de indicações de profissionais nesta área aqui em Recife.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Gisele! Eu atendo nesta regiao... atendo todo o Nordeste. Moro em Fortaleza... Me procure por email: luciana.romano2@gmail.com, whatsapp(11) 98166-0142, ou celular vivo(85)98188-6916. Aguardo seu contato!

      Excluir